RBO


Normas para Publicação - Instruções aos Autores
    INTRODUÇÃO

A Revista Brasileira de Ortopedia (RBO) é o órgão de publicação científica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e se propõe a divulgar artigos que contribuam para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da prática,da pesquisa e do ensino da Ortopedia e de especialidades afins. Publicada bimestralmente nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro com absoluta regularidade desde sua primeira edição, em 1965.

Tipos de artigo

A revista recebe para publicação artigos para as seguintes seções: Artigos Originais, Artigos de Atualização, Artigos de Revisão Sistemática e Meta-Análise e Cartas ao Editor. Os artigos poderão ser escritos em Português e Inglês.

 

Artigo original

Descreve pesquisa experimental ou investigação clínica - prospectiva ou retrospectiva, randomizada ou duplo cego. Deve ter: Título em português e inglês, Resumo em português e inglês estruturado em (Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão), Palavras-chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.

Máximo de 2.500 palavras, 30 referências, 10 figuras e 6 tabelas.

 

Artigo de atualização

Revisões do estado da arte sobre determinado tema, escrito por especialista a convite do editor-chefe. Deve ter Resumo em português e inglês com Palavras-chave, Título e Referências.

Máximo de 4.000 palavras, 60 referências, 3 figuras e 2 tabelas.

 

Artigo de revisão sistemática e meta-análise

Tem como finalidade examinar a bibliografia publicada sobre determinado assunto fazendo avaliação crítica e sistematizada da literatura sobre certo tema específico, além de apresentar conclusões importantes baseadas nessa literatura. Deve ter Resumoem português e inglês com Palavras- chave, Título e Referências.

Máximo de 4.000 palavras, 60 referências, 3 figuras e 2 tabelas.

 

Carta ao editor

Tem por objetivo comentar ou discutir trabalhos publicados na revista ou relatar pesquisas originais em andamento.

É publicada a critério dos Editores, com a respectiva réplica quando pertinente. Máximo de 500 palavras, 4 referências e 2 figuras.

 

Editorial

Escritos a convite do editor-chefe, apresentando comentários de trabalhos relevantes da própria revista, pesquisas importantes publicadas ou comunicações dos editores de interesse para a especialidade.

Máximo de 500 palavras.

 

Check-list para submissão

Você pode usar esta lista para fazer um check-list final do seu artigo antes de enviá-lo para avaliação pela revista. 

Certifique-se de que os seguintes itens estão presentes: 

Author Agreement (Carta de Autorização para Publicação);

Carta assinada por todos os autores (máximo seis), autorizando sua publicação, declarando que o mesmo é inédito e que não foi ou está submetido para publicação em outro periódico;

Cover Letter (Carta de Apresentação);

Carta de Aprovação do Comitê de Ética (item imprescindível no processo de submissão do artigo);

Manuscript (Manuscrito)

Arquivo completo do artigo com referências, preferencialmente

com resumo e palavras-chave.

Figuras, Tabelas, Gráficos (Arquivos individuais enviados à parte). Certifique-se de que todas citações de figuras e tabelas no texto correspondem aos arquivos enviados; arquivos suplementares (quando necessário).

Que um autor foi designado como o autor para correspondência, incluindo-se seus detalhes de contato: e-mail e endereço postal completo

 

    Considerações adicionais

   A gramática e ortografia do texto do manuscrito foram verificadas; todas as referências mencionadas na seção Referências são citadas no texto, e vice-versa; foi obtida permissão para uso de material protegido por direito autorais de

   outras fontes (incluindo a Internet); foram feitas declarações de conflitos de interesse relevantes; as diretrizes da revista detalhadas neste guia foram revisadas.



Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma
Creative Commons - Atribuição-Não Comercial - SemDerivações 4.0 Internacional.